A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e da Transcon, fez a poda de eucaliptos na LMG-808, próximo ao bairro Praia, na região Sede. O intuito é prevenir acidentes e interdição de vias, como já aconteceu em alguns momentos na cidade.
Especialmente no final do ano, as chuvas ocasionam muitos problemas, entre eles a queda de árvores. Por meio de estudos pontuais, a Prefeitura tem atuado de forma preventiva com o intuito de amenizar problemas oriundos das quedas d’água. “Uma árvore caída em via pública gera muitos problemas. Seja um atraso para um trabalho ou reunião, impedimento de ir e vir, ou pior, um acidente que pode pôr em risco a vida de transeuntes. Estas são questões que precisam ser tratadas também como prioridade”, comenta a superintendente de Políticas Ambientais da secretaria de Meio Ambiente, Sirlene Almeida.
O administrador da Regional Sede, Lindomar Diamantino, reforça que acidentes com árvores são problemáticos por uma série de situações, que acarretam tanto problemas de deslocamentos como físicos. “Fazer a poda dos eucaliptos é um importante passo para evitar problemas futuros. A queda de uma árvore não apenas pode impedir o tráfego de veículos, como também ocasionar acidentes”.
Ele destaca que agindo de forma preventiva, a Prefeitura antevê acidentes e reduz os riscos de fatalidades. “Dentro de uma política preventiva, essa ação é necessária. É melhor prevenir a remediar algo acontecido. Essa é mais uma ação que a regional faz em conjunto com as secretarias administrativas da Prefeitura para buscar soluções. Vemos por toda a cidade a questão das capinas, limpezas de córregos, troca de bocas de lobo, entre outras ações, que impactam diretamente a população, principalmente porque evitam uma série de problemas ocasionados pela chuva”.